quinta-feira, 4 de março de 2010

O verdadeiro motociclista


Tenho visto muita gente falando e escrevendo sobre "o verdadeiro motociclista". Acabei ficando curioso e procurando entender quem é esse cara; afinal, parece que muitos o procuram mas poucos já o viram.
Na multidão de vozes que falam sobre o assunto vi de tudo. Para alguns é uma questão de CC (estou falando de cilindrada e não de suor); nesta visão se exclui do grupo de canditos quem esteja abaixo de um determinado número. A marca limite varia mas, certamente, com 125cc você não pode ser um motociclista.Os donos de 125 reclamam, é claro, mas dizem que uma Pop 100 não pode ser chamada de moto.
Para outros, é o local por onde você trafega que determina se você é um "verdadeiro motociclista". Neste caso, só os estradeiros atingiriam tal nível de qualificação. Quem usa moto para ir ao trabalho, faculdade ou pequenos passeios não poderia conhecer a essência do motociclismo.
Pode-se encontrar também muita gente que define o motociclista pela adesão a um moto-clube. Assim, motociclista solitário é uma vergonha para a classe, alguém totalmente desprezado. Se fizer parte de um moto-grupo, pelo menos, começa a adquirir algum respeito e o direito de existir. Agora, motociclista mesmo só depois de conseguir o seu colete. Alguns ainda acrescentam umas regrinhas extras, não permitindo a retirada do colete por qualquer motivo (pra tomar banho pode?).
Outra vertente segue a linha da idade. Opa! Agora vou me dar bem. O verdadeiro motociclista seria o "tiozão" que pode contar como eram as coisas no "seu tempo", quando um motociclista sempre acenava ao cruzar com outro, independentemente de marca ou cilindrada. Se for esse o caso, realmente será difícil achar o "verdadeiro motociclista", pois a maioria dos motociclistas não chega a envelhecer. Quem chegar lá terá provado que é um motociclista de verdade.
Mas, afinal, quem é esse cara (ou essa mulher) que todos procuram e ninguém encontra? Quem pode ser chamado de um verdadeiro motociclista?
Ora, a resposta é simples: sou eu; ou melhor: é você. Somos todos nós que, apesar de todos os riscos, da falta de segurança de nossas estradas, do grande número de idiotas dirigindo veículos que pesam toneladas, dos buracos, do IPVA e do DPVAT, apesar da discriminação, de sermos vistos como bandidos ao entrarmos num banco segurando o capacete, apesar da chuva que não acaba nunca, insistimos em andar sobre duas rodas.
A vida já é complicada demais e as pessoas divididas demais para ficarmos gastando nosso tempo e energia tentando decifrar quem pode ser chamado de um "verdadeiro motociclista".
Não vou deixar que ninguém me rotule, seja pela idade, seja pela cilindrada da minha moto ou pelo fato de eu andar sozinho ou em grupo. A liberdade não convive com rótulos.
Um verdadeiro motociclista? SOU EU!!!

23 comentários:

Leo disse...

Não tem nada a se acrescentar. Perfeito... Parabéns!

Stefano Maglovsky [stemamo] disse...

Não estava sabendo desse papinho de verdadeiro motociclista. Ahaha bem colocado. Cada um na sua.

Anônimo disse...

Perfeito!
Já o verdadeiro coxinha, esse é fácil de encontrar! rsrsrs

Abraços

Unknown disse...

e ai youssef tenho uma intruder 125 e não me acho menos motociclista por isso .os verdadeiros motociclistas somos nos que somos apaixonados por nossas motos e curtimos cada pedaço de nossas viagens grandes ou pequenas,. de everton

Unknown disse...

Ótimo texto!
Esse papo de motoqueiro/motociclista a meu ver é puro preconceito elitista. A primeira impressão é que motociclista é aquele cara consciente, que pilota defensivamente e motoqueiro é o motoboy sem noção. Mas isto é dito geralmente por donos de motos grandes e caras, como um dono de uma harley que tirou o silenciador (afim de chamar atenção, assim como os motoboys sem noção) talvez um dono de uma BMW furando sinal e subindo em calçadas como a citada nessa coluna do tite (http://motite.blogs.sapo.pt/71833.html), ou os donos de BMW envolvidos no caso do assaltante que foi deixado nú em plena zona sul do Rio de Janeiro (http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/1/ladrao_amarrado_e_deixado_nu_em_botafogo_57584.html). OU então talvez os donos de CBRs 1000, Hornets, Hayabusas e outras que ficam pelas estradas do brasil a 150, 200, 250km/h. Esses geralmente são os "motociclistas", que taxam os imprudentes motoboys de "motoqueiros".
Mais absurdo ainda é um colunista do Motonline, que defende pedágio só para motos pequenas, afinal são elas que fazem besteira. Ou seja, quem não tem grana pra comprar uma moto grande tem que pagar pedágio, quem tem granha e uma moto grande não precisa.

Enfim, a única diferenciação que acho razoavelmente válida e não preconceituosa é pela utilização. Motoqueiro é quem usa a moto para trabalhar, motociclista é quem usa a moto apenas para deslocamento pessoal.

Abçs

TARIK disse...

não bastando ser sempre discriminado o motociclista ao inves de se unir ta começando a discriminar uns aos outros....

Antonio "DOC" Carvalho disse...

Grande Youssef...
Sabias palavras...
EU TB SOU!!!
Abraçãooooooooooo
DOC

Antonio "DOC" Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ozzy Renato disse...

É isso mesmo. Meus parabéns!

Anônimo disse...

É realmente incrível como somos desprezados e mantidos a margem da sociedade, pois sempre somos taxados de marginais sobre rodas, Ontem mesmo pude presenciar uma viatura do BOPE de Natal/RN deixar passar um Fiat Uno com o motorista ao celular e parar de forma bruta, uma moto com piloto e carona apenas por estarem de moto em uma região de classe média da cidade ! Agora na Hora de pagar os IPVs da vida , aí somos importantes para o governo ! Deviamos nos unir contra essas taxas de roubo , é um absurdo em um país aonde todos os políticos roubam na maior cara de pau, nós termos que pagar por possuirmos uma simples motocicleta para nossa locomoção ! e absurdo maior é saber que um carro que polui muito mais e atravaca o transito paga relativamente bem menos !

Unknown disse...

Simplesmente perfeito!!
É isso!!

Valdir Martins disse...

Concordo contigo! Sou eu também!
Minha moto é uma SH-750, não sou de motoclube, no meu colete tem somente o símbolo da SOG e a bandeira da Paraíba (estado onde moro). Viajo sempre sozinho, porque minhas viagens são longas e estou aposentado. Sou motocilista E motoqueiro (ando no corredor também). Detesto essa comparação. Eu conheço vários motoboys , que como eu, se consideram o melhor motociclista do mundo! E são, pode crer!
Abração Yossef

Aline Abreu disse...

Escrevi sobre o que falou...
http://www.alineabreu.com/home/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=47&Itemid=73

FUYNHA disse...

Perfeito, a verdadeira essência é o que vc escreveu com maestria, parabéns!!

Unknown disse...

Gostei muito do texto...Parabéns,acredito que o motociclista ainda sofre com as rotulagens que recebe, e textos assim , ajudam as pessoas a refletir sobre oque pensam e falam do motociclista.Diminui a idéia pré concebida que a maioria das pessoas tem de sujeito baderneiro , violento e encrenqueiro....Nada temos disso...Somos pacíficos, cordiais , gentis...É isso que tentamos mostrar no dia-a-dia com nossas atitudes no trânsito, buscando nossos direitos com dignidade e gentileza....
Parabéns pelo texto, e obrigada por inserir nós mulheres, que acredito ja sermos muitas motociclistas rodando por ai, nesse mundinho predominantemente masculino...

Cão Selvagem disse...

É isso ai mestre Youssef, preconceito é o q move o mundo dos ignorantes, a mídia (escrita ou falada) usufruem do motociclismo (meio de transporte) para gerar notícias como nos caso das maratonas, mas são implacaveis ao rotular-nos como motoqueiros (como forma pejorativa), traficantes, assaltantes, a bandidagens em geral que andam em nossas motos roubadas ou furtadas, para os crime são igualados a nós pela imprensa, Quem lembra da novela Selva de Pedra em que a Malu Mader era uma proprietária de uma XLX 250R Preta? Ela era a mocinha e era a vista como a anti-heroi. Na novela a viagem, em que o ator Guilherme Leme era um rebelde viciado (mostravam o lado negativo do motociclista) era dono de uma XLX350R Azul e que o personagem que era filho na trama do Antonio Fagundes por estar com a tal moto se tornava um vilão,truição da mesma que ele se libertava?

Pedro Garcia com uma shadow 600 fazia um promotor e usava a moto para combater a injustiça na cidade?

Pois então, carater não tem nada haver com o fato de se é ou não um motociclista, mas um motociclista/motoqueiro é uma pessoa que procura ser solidário e companheiro. Esse é o verdadeiro Motociclista.

natel disse...

sabias palavras..

Fábio "Jumbo" disse...

Grande Youssef, o tema é bem complexo e foi colocado por vc. com conhecimento.Se vc. voltar no tempo vai lembrar que o termo "motoqueiro" vem de um tempo em que a gente já curtia muito o formato "Easy Rider" e a coisa não tinha esse sentido pejorativo que insistem em colocar hoje em dia, acho que seria melhor analisar a atitude e não rotular diretamente..

Leandro Leão disse...

Parabéns! Acompanho vc no Blogger,orkut e no face.o que eu tenho a acrescentar e que : "Motociclista de verdade não é um escolha ou uma opção, mas sim um dom, pois motociclista nasce motociclista".

Leandro Campanhã Camara disse...

seu blog é demais cara.....Esse fundo de goticulas de água é sensacional....pARABÉNS mesmo, e quando entro no blog me sinto livre como se estivesse numa moto...
leandropederneiras

Leandro Campanhã Camara disse...

sensacional, parabéns, seu blog é demais

Anônimo disse...

Excelente texto, grande Youssef!